Um novo jeito de governar, uma velha forma de fazer política.

Odorico Paraguaçu era prefeito de Sucupira, filho de uma família oligárquica e corrupta por natureza, foi eleito com a promessa vazia da construção de um cemitério, depois de superfaturar e lograr seu objetivo, ficou desesperado com o não falecimento de nenhum eleitor para inaugura-lo, a política das elites não muda com os tempos, permanece estática, arcaica e vazia de sentido, o único objetivo é se manter no poder, descaracterizar os avanços de seus antecessores e procurar problemas e não as soluções, além do mais, tem a característica de se acompanhar com forasteiros, devido aos acordos políticos com outras oligarquias. Em sua grande maioria, estes forasteiros não conhecem a realidade social, política e econômica de onde atuam.
O maior objetivo é poder sufragar recursos públicos, beneficiar seus aliados e o enriquecimento ilícito, esta realidade não muda e ao que tudo indica seguirá ocorrendo na nossa cidade.
Gostaria de definir bem o que é crime ou ato que viola uma norma moral, crime foi a administração dos os Mota passar 7 anos fazendo puxadinhas, remendos, aditivos e não concluírem a UPA com tudo já estando licitado, crime é em 4 meses de gestão, deixarem o prédio abandonado, sem a devida manutenção em período chuvoso, crime é não atender a população alegando uma auditoria que nunca acaba, é não atender as crianças no PA Maria Marques alegando uma triagem inadequada, é usar órgãos fiscalizadores para que fação o que queremos: A manutenção da UPA fechada, crime é ofuscar os esforços realizados no passado com mentiras em detrimento dos anseios da população. Cometemos um dos maiores crimes, foi querermos valorizar o funcionalismo público efetivo do município, requisitá-los para pagamento de horas extras, não contratarmos os apadrinhados políticos, atender 400 pacientes de forma responsável e respeitosa, realizar exames laboratoriais e procedimentos com um tempo de espera de menos de 30 minutos. Crime foi à atual administração esconder as fichas de atendimento dos pacientes e as escalas médicas para o CRM pudesse fechar a UPA e alegar que alegar que os enfermeiros estavam atendendo a população se passando por médicos.
Crime Sr. Prefeito e Sra. Diretora é realizar uma reunião com todos os hospitais, um dia antes, usando de pirotecnia e hipocrisia, onde inclusive eu me prontifiquei em ajudar no que fosse necessário, liberando contatos, informações e documentos que vocês julgassem necessários e que em 4 meses vocês não se preocuparam em solucionar, crime Sra. Railda é garantir em público durante uma reunião com todos os diretores de hospitais da região e representantes da Secretaria de Estado da Saúde que iria entregar a fiscalização do CRM as escalas médicas e as fichas de atendimento que deixamos e não fazê-lo para garantir que UPA permanecesse fechada e para me prejudicar uma vez mais, infelizmente Sra. Railda, estás prejudicando a população muito mais que a mim, o nosso maior crime foi pegamos um prédio inacabado pela incompetência anterior, organizamos, equiparmos e entregamos a população funcionando, deixarmos em conta quase R$ 200.000,00 para compra de equipamentos já licitados, porém não indispensáveis para um bom funcionamento da UPA e qualquer outra readequação que a gestão vindoura julgasse pertinente realizar, Sra. Diretora fazer insinuações de roubo sem prova isso sim é crime, sem se quer divulgar o nome do equipamento supostamente roubado. Todos os documentos e informações que vocês me pedirem eu forneci e seguirei fornecendo pois eu quero ver como já vi, esta UPA atendendo a população que tanto clama, não perda seu tempo falando do passado e sim construindo o futuro, ao nos depararmos com pacientes que vinham do Conjunto Itatiunga e outras localidades, serem atendidos com qualidade e nos informando que caso a UPA não tivesse em funcionamento eles nos repassaram que iriam andando para o Regional de Patos. A partir deste momento, tivemos a certeza que todos os nossos esforços valeram a pena e a sensação do dever cumprido, para ser bom profissional, bom médico, bom gestor e um bom ser humano, basta se colocar no lugar do outro, sentir o sofrimento que o outro está sentindo.
Fui diretor sem se quer receber salário como a senhora poderá confirmar no diário oficial do município, por opção por convicção e por haver perdido um paciente em frente da UPA, dentro de uma USA do SAMU de Piancó, por não ter as devidas condições de socorrê-lo e por saber que dentro daquela unidade poderia haver salvo a sua vida, quantas vidas iremos perder criando problemas e não as soluções, criando culpados, mentindo e fazendo acusações vazias e sem fundamentos....
Estamos à disposição para colaborar na reabertura da UPA sem bandeiras políticas, a única que temos que levantar é a de um SUS forte, de qualidade e resolutivo.

Dr. Eulâmpio Dantas Segundo
Médico pós-graduado em psiquiatria.
Professor das FIP.
Diretor Clínico do Hospital Infantil Noaldo Leite.
Supervisor do programa mais médicos para o Brasil.
Realizou missão no Haiti após o terremoto em uma unidade de cólera.
Graduado pela Escuela Latino Americana de Médicas de Havana Cuba.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem