O prefeito de Cacimbas, Léo Terto, através da Secretaria Municipal de Educação, atendeu as solicitações dos moradores das comunidades, Chã e Aracatí, localizadas na região do Distrito de São Sebastião, ambas remanescentes de quilombos.
Os pedidos dos moradores eram para que os gestores se sensibilizassem com a situação dos estudantes e tivesse a coragem de reabrir a Escola Municipal, JOÃO INÁCIO DO CARMO, que se encontra em ruínas e desativada desde 2002. Há pelo menos 17 anos, os alunos do Aracatí e Chã, são transportados a uma distância entre 4 e 2 km, respectivamente, até a Escola do Distrito para estudarem, o que se torna desconfortável, conforme afirmam as mães.
Diante dos pedidos, o prefeito garantiu ativar o referido educandário e para isso, está reformando e ampliando o antigo prédio que irá ganhar novas salas de aulas, banheiros, muros, telhado, equipamentos, funcionários capacitados e instalações para atender no próximo ano, os estudantes da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental I.
Com os investimentos e serviços de melhorias, as comunidades, ficam mais valorizadas, além das crianças terem mais conforto na porta de casa, com o fortalecimento de sua identidade cultural tendo como referência a história de um povo forte e resistente, sem contar com a geração de empregos e rendas para os trabalhadores da região que precisam garantir o sustento das famílias.
“A obra está em ritmo bastante acelerado e representa muito para aquela região, estamos concluindo a escola da Chã com recursos próprios do município e será entregue no início de 2020, para servir aos filhos do povo, vale salientar que vamos melhorar todas as demais unidades de ensino de Cacimbas”, destacou o prefeito Léo.

Matéria: Olavo Silva e 
Fotos: Jademilton Teodósio









Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem