A Secretaria Municipal de Assistência Social deu iniciou na última quinta-feira (14) às ações da campanha alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha é realizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar do município.
As ações da campanha seguem até o dia 22 de maio, com exibição de vídeos nas redes sociais, carro de som e fixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade que mantêm maior circulação de pessoas, como Secretarias municipais, lotéricas, correios, supermercados e farmácias. A fixação dos cartazes informáticos já foi iniciada pelos profissionais do CREAS e do Conselho Tutelar.
 Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as ações foram modificadas e novas estratégias foram planejadas para desenvolver a campanha.  Não será possível a realização de palestras nas escolas, caminhadas e distribuição de panfletos à população, no entanto, a equipe da assistência social intensificou a exibição de cartazes pela cidade e promove ações de forma virtual por meio das redes sociais.
“A campanha do 18 de maio é realizada anualmente em nosso município, sendo uma conquista nacional que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes. O CREAS convoca a sociedade para assumir o compromisso no enfrentamento a violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida”, disse a equipe da Assistência Social que desenvolve a campanha.   
História do Dia 18 de Maio
A campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrada no dia 18 de maio em razão de um crime bárbaro que aconteceu em Vitória – ES no dia 18 de maio de 1973, que conhecido como o caso Aracely. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média/alta daquela cidade. O crime apesar de sua natureza hedionda até hoje está impune.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem