Os profissionais da Saúde Municipal de Matureia participaram durante este mês de junho de um treinamento e capacitação para enfrentamento à Covid-19. A partir do curso, a Secretaria de Saúde visa intensiva o conhecimento dos profissionais sobre os procedimentos e protocolos a serem tomados durante a enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus.
O treinamento abordou informações teóricas e práticas sobre os cuidados de higiene e proteção individual, e como manusear, usar e descartar equipamentos de proteção de forma correta. O curso foi desenvolvido em cinco encontros, ministrados pela Enfermeira, Jaqueline Pimentel, e Sarah Bernardino.
Participaram da treinamento médicas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitário de saúde, agentes de combate a endemia, dentistas, motoristas, auxiliares de dentista, auxiliares de saúde, auxiliares de serviços gerais, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), profissionais da vigilância sanitária e vigilância em saúde, além dos profissionais que compõem a Secretaria Municipal de Saúde. Os bombeiros civis que estão trabalhando nas barreiras sanitárias também participaram do treinamento.
Entre os assuntos abordados na capacitação estava a vigilância epidemiológica - higienização e biossegurança - Covid-19, treinamento sobre implantação do acolhimento, treinamento para identificar, acolher e acompanhar grupos de risco para a Covid-19, paramentação e desparamentação.
Kits para serem utilizados durante a execução da capacitação foram entregues aos profissionais, a exemplo de máscaras de proteção e álcool em gel. Todos os participantes da capacitação receberam um certificado de conclusão do curso.
“Foi de suma importância a capacitação para os profissionais da saúde, tendo em vista esse momento de pandemia, na qual todos os profissionais precisam estar atualizados em relação aos cuidados que precisam tomar para que não haja o contágio entre profissionais. E como eles podem seguir o plano de enfrentamento com todos os cuidados necessários, tendo enfoque sempre na biossegurança e higienização, aprendendo a identificar e acolher o grupo de risco para o Covid-19, tratando também a respeito da paramentação e desparamentação de todos os profissionais de saúde”, disse Sarah Bernardino.
“No momento em que os treinamentos estavam sendo realizados foram obedecidos os parâmetros de segurança para a não transmissão do Covid-19, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sempre mantendo distância, utilizando máscara e álcool em gel”, explicou Sarah.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem