O Ministério da Infraestrutura autorizou o Governo da Paraíba a fazer uma licitação para contratar projetos e executar obras no Aeroporto Regional de Patos, no Sertão. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30) e, de acordo com a pasta, os investimentos estão estimados em R$ 35,8 milhões. Destes, quase 40% são de contrapartida do Estado e os recursos do Governo Federal são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
O terminal de Patos passou a ser administrado pelo Governo Estadual em 2015, através de um convênio feito com a Prefeitura Municipal e Governo Federal.
De acordo com o Plano Aeroviário Nacional, com a construção do terminal de passageiros em Patos, a região terá capacidade de atender uma demanda de aproximadamente 100 mil pessoas. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o edital de licitações já deve ser publicado pelo Governo da Paraíba em julho deste ano e o cronograma prevê a conclusão das obras até 2022.
As discussões para a construção do terminal de passageiros de Patos já rendem aproximadamente oito anos, já que em 2012 houve um interesse por parte de empresas que exploram o transporte aéreo no Brasil, para que Patos fizesse parte de uma série de cidades que passariam a receber voos comerciais.
No ano passado, o governador João Azevêdo (Cidadania) esteve em Brasília para apresentar o projeto para a construção do Aeroporto de Patos ao secretário nacional da Aviação Civil, Roney Saggioro Glanzmain.
O Aeroporto de Patos foi fundado em 1942 e leva o nome do brigadeiro Firmino Ayres, patoense que atuou na Aeronáutica. Em 25 de maio de 1960, ele fez parte da comitiva da Força Aérea Brasileira, que representou o Brasil nas comemorações do Dia da Pátria em Buenos Aires, na Argentina. Na ocasião, Firmino Ayres era coronel aviador e além dele, também integravam a comitiva, 30 cadetes do ar que estavam se formando na Escola Preparatória, no Rio de Janeiro.

Portal40graus 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem