A Prefeitura de Emas inaugurou na ultima segunda-feira (17) o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 está em funcionamento vizinho a Unidade Básica de Saúde (UBS).

O centro conta com um médico, dois técnicos e uma enfermeira, e faz parte de um programa do Ministério da Saúde que credenciou mais de dois mil municípios no país.

O objetivo é que as estruturas temporárias funcionem como auxiliares para identificação precoce dos casos, com atendimento adequado das pessoas com síndrome gripal e sintomas leves da Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade foi adaptada para implantação do Centro, que atende no âmbito da Atenção Primária à Saúde, tendo como principal objetivo o atendimento dos casos de síndrome gripal leve, causada ou não pelo coronavírus.

A proposta é que o serviço componha o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde, atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar.

O Ministério da Saúde informou que estes estabelecimentos possibilitam que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem