O Presidente da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Recursos Destinados às Ações de Combate a Covid-19, e Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de Patos, Wallam Oliveira, comunica que a referida Comissão está em pleno trabalho e já elaborou dois Relatórios de Acompanhamento e Fiscalização.

O primeiro relatório contém 4.299 páginas e pode ser acessado através do link: http://patos.pb.gov.br/images/arquivos/relatorio_fiscalizacao_covid-19.pdf, já o segundo contém 7.380 páginas, que também pode ser acessado através de link: http://patos.pb.gov.br/images/arquivos/2_relatorio_fiscalizacao_covid-19.pdf), e já está em fase de elaboração o terceiro relatório, com a previsão de ser divulgado até o dia 10 de agosto.

Segundo Wallam, são estranhas as declarações do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, quando diz que não há prestação de contas de recursos destinados a Covid-19 no município de Patos, pois o próprio Claudemir é membro da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização desses recursos, e vem tendo acesso total aos documentos, assim como todos os outros membros.

“No dia da 1ª Reunião da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, em 05 de junho, eu mesmo liguei para todos os membros da Comissão solicitando a participação na reunião, vale salientar que eu ainda não era o presidente, essa reunião era justamente para a escolha da presidência. Todavia, fiquei surpreso ao ligar para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, informando que a reunião começara, e o que recebi dele foi a seguinte resposta: ‘Não irei participar da comissão e irei protocolar no gabinete do prefeito a retirada do meu nome’. De imediato relatei o fato durante a reunião, que foi gravada e está disponibilizada publicamente, o acesso completo a todas as reuniões é possível pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1JgY9ZKlRooSjgDDMUTTtPposhaXFIHoM), e sugeri que, já que o presidente do Conselho Municipal de Saúde não queria participar ao menos indicasse um representante daquele órgão".

Ainda conforme o Presidente da Comissão, até a presente data não foi recebido nenhum documento formal solicitando o desligamento do referido de Claudemir Bento, tão pouco a indicação de um substituto, e que na realidade ele vem observando todos os passos da comissão, e visualizando todas as mensagens enviadas no grupo, sendo que nunca quis participar em nada, pois Claudemir sempre teve acesso total a todos os documentos que ele mesmo cobra, bem como visualizou os links que dão acesso direto aos dois relatórios.

Para Wallan, é difícil entender o ‘por quê?’ de Claudemir ter ido a público cobrar algo no qual ele mesmo está tendo acesso e ter feito parte da elaboração, sendo que nunca demonstrou interesse em ajudar.

Wallam Oliveira disse ainda que suas declarações não tem nenhum cunho político, e que apenas se sentiu no direito e dever de dar explicações detalhadas a população.

“Tanto Claudemir como eu somos servidores efetivos, tanto ele quanto eu estamos a frente de órgãos que prestam serviços relevantes a população, justamente por isso achei por bem esclarecer a sociedade, inclusive os relatórios contém: receitas, despesas, relatórios contábeis, processos licitatórios, gastos com pessoal, legislações, extratos bancários, movimentações bancárias, saldos, notas de empenho, pagamentos, planilhas, gráficos, e inúmeros outros documentos, por isso o grande volume de páginas, inclusive há um índice para auxiliar na busca precisa das informações".

Por fim, Wallan ressaltou que todas as reuniões são gravadas e disponibilizadas. A população pode ter acesso direto a todas as informações e acompanhá-las através do seguinte link: https://patos.pb.gov.br/servicos/coronavirus.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem