Foi aprovado nesta terça-feira (01), em sessão remota na ALPB, o Projeto de Lei nº 2.769/2021, de autoria do deputado, Taciano Diniz (Avante), que dispõe sobre a criação do banco publico de sangue de cordão umbilical e placentário no estado da Paraíba.

Células-tronco são células especiais da fase embrionária. Após o nascimento do bebê, alguns órgãos mantêm dentro de si uma pequena porção delas, responsáveis pela renovação dos órgãos humanos. Após pesquisadores identificarem que no cordão umbilical existe grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais para o transplante de medula óssea, a doação voluntária do sangue produzido no local ganhou importância, explicou o deputado Taciano.

A coleta é feita de forma indolor e segura, logo após o nascimento do bebê. Nesse banco, as células poderão ser utilizadas por qualquer pessoa desde que haja compatibilidade sanguínea, ou mesmo pelo próprio doador ou por um parente seu. Esse tipo de armazenamento tem o custo coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto visa trazer benefícios à população de baixa renda, sem acesso a tratamentos e terapias das doenças de sangue.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem