Um erro de digitação no Sistema Nacional de Imunização (SNI) gerou o registro de 223 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz aplicadas fora do prazo de validade, de acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros. O secretário deu a declaração durante uma entrevista ao programa Arapuan Verdade, em João Pessoa, nessa segunda (5).

Apesar dessa afirmação do secretário, o município de Alagoa Grande, na Paraíba, confirmou que aplicou o imunizante vencido em 72 pessoas. A prefeitura afirmou que a falha aconteceu entre os meses de março e abril, quando a população estava recebendo a segunda dose do imunizante.

A prefeitura garantiu que até o fim da próxima semana todas as 72 pessoas estarão revacinadas. O prazo é de 28 dias após ter tomado a dose vencida que os pacientes podem receber nova dose, agora dentro do prazo de validade.

“Nós temos o informe de 24 municípios de que não houve aplicação de vacinas vencidas, o que houve foi um erro de registro de digitação no SNI. Temos apenas 1 que confirmou, que é Alagoa Grande, e já foi orientado revacinar essas pessoas após 28 dias”, disse Geraldo.

Município admite erro

“Foi nos dada a informação, na semana passada, de que deveríamos refazer uma terceira dose. Nós começamos segunda-feira a refazer essas 72 doses e acreditamos que até o final da próxima semana, todas as 72 pessoas estarão vacinadas”, disse o secretário, André Fernandes.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, um total de 26 mil pessoas foram vacinadas no país com doses fora do prazo de validade.

Confira a lista de cidades que confirmaram não ter aplicado o imunizante fora do prazo:

o João Pessoa

o Campina Grande

o Sertãozinho

o Itabaiana

o São José de Piranhas

o Cajazeiras

o Mamanguape

o Itapororoca

o Baraúna

o Cabedelo

o Queimadas

o Esperança



o Boa Vista

o Taperoá

o Remígio

o Itaporanga

o Nova Floresta

o São José dos Cordeiros

o Triunfo

o Caldas Brandão

o Santa Terezinha

o Emas

o Mulungu

o Patos

o Massaranduba

Patosonline.com

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem