A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Vigilância Ambiental, vem de forma contínua realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, principalmente por meio das visitas domiciliares com o trabalho de educação em saúde.


De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental do município, José Júnior de Medeiros, o segundo LIRAa foi realizado entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021, e representa o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti. Esse balanço mostra a situação real do município no tocante à infestação predial pelo mosquito. De Medeiros garantiu que lançará o resultado do segundo LIRAa ainda esta semana.

O coordenador da Vigilância Ambiental lembrou que as esferas federal, estadual e municipal executam o trabalho, porém é necessário que a população adote os cuidados necessários para evitar o surgimento dos focos do Aedes, sobretudo evitando o acúmulo de água e lixo.

“Combater o vetor é uma atribuição de todos, e a Vigilância Ambiental do município está aí atenta para resolver qualquer problema da sociedade no que diz respeito ao mosquito da dengue”, garantiu.

O resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021, foi lançado no dia 21 de julho deste ano, quando ficou  constatado que a cidade de Patos estava com índice de infestação de 6,4%. Este percentual é considerado alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito como a Dengue, Zika e Chikungunya.

O resultado deste segundo LIRAa servirá para manter ou ampliar as ações de controle nas áreas de maior risco dentro do município.


Coordecom


 

DE MEDEIROS - COORD DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL DE PATOS (COM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem