O MDB-AL acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 25, para solicitar a suspensão da convenção que irá oficializar a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), candidata à Presidência da República. O evento on-line está marcado para quarta-feira 27. Hugo Wanderley Caju, representante estadual do partido, é o autor da ação. O TSE ainda não se manifestou sobre o pedido.

De acordo com Hugo, a plataforma escolhida para a convenção “não é capaz de garantir o sigilo do voto” dos integrantes da sigla. No texto, ele afirma que o voto secreto é garantido pelo estatuto do partido, e o sistema escolhido “não é capaz de assegurar esse nível primordial de segurança e de sigilo das informações”. Ele também pede que a convocação do evento seja anulada.

“O problema não é o modo pelo qual a convenção será realizada, presencial ou virtualmente, mas, a tecnologia oferecida aos filiados com direito a voto”, afirmou.

O MDB-AL é presidido pelo senador por Renan Calheiros, aliado do ex-presidente Lula (PT). Calheiros vem defendendo o apoio do partido à candidatura de Lula à Presidência da República. Outros presidentes do MBD nas regiões Nordeste e Norte também são próximos do petista.

No documento, o representante do MDB também pede a convocação das eleições partidárias em modalidade que garanta o sigilo das votações; e que caso a convenção não seja suspensa antes da realização, que sejam anuladas as decisões tomadas.

Indecisão

Nas últimas semanas, o MDB vivencia uma disputa interna para decidir quem vai ser o candidato à Presidência da República apoiado pelo partido. Em 18 de junho, lideranças de 11 Estados se reuniram em São Paulo, declarando apoio a Lula.

No dia seguinte, o MDB divulgou uma carta assinada por líderes de 19 Estados apoiando a pré-candidatura de Simone à Presidência da República. O PSDB e o Cidadania também estão unidos para oficializar Simone como candidata.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem