O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (CENTRO POP) deu início nesta semana a mobilização ‘Conhecendo o Centro Pop’, que acontecerá por todo o mês de maio, para estar divulgando o serviço da unidade para a população e rede intersetorial de assistência social do município. Esta primeira ação aconteceu no CRAS Severina Celestino, no Bairro do Morro, e foi ministrada uma palestra sobre a história da população referenciada do serviço para representantes da rede socioassistencial de Patos.
A palestra trouxe para representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) dados referentes à posição de pessoas em situação de Rua no Brasil e apresentou as mudanças que ocorreram nas leis e normas com o tempo. Visando o objetivo de levar ao conhecimento da população e do restante da rede socioassistencial do município, a equipe do Centro Pop explicou a função da unidade e falou detalhadamente dos serviços que são prestados aos usuários.
A coordenadora do Centro Pop, Sônia Medeiros, falou da necessidade de popularizar o trabalho que vem sendo realizado pelo equipamento. Ela explicou que a assistência social do município trabalha em conjunto com os demais equipamentos da rede municipal. ‘’Nosso serviço foi abraçado pelo município, mas ainda é desconhecido pela população. Então nós decidimos fazer este trabalho de divulgação e estaremos atingindo a população e também a rede de assistência social do município com informações e referências do centro. Nosso principal objetivo é que as pessoas conheçam o serviço e também que os profissionais e usuários do Centro Pop sejam reconhecidos. Nós estamos com um novo olhar sobre as pessoas em situação de rua e as pessoas também precisam ter este mesmo olhar’’, ressaltou Sônia.
Para Fernando Nogueira, Educador Social no Centro Pop, a gestão valorizou as pessoas em situação de rua ao dar maior apoio e oportunidade a essas pessoas que antes eram esquecidas.
‘’Eu atuo como educador social no Centro Pop há um ano e pude perceber as necessidades que o município ainda tem com relação ao trabalho com a população em situação de rua. Desenvolvemos o projeto ‘Conhecendo o Centro Pop’ para trazer visibilidade para esta parcela da população e dar protagonismo a pessoas que historicamente são invisíveis na sociedade. Percebi que o município de Patos adotou um olhar especial para a população em situação de rua, com a criação do Centro Pop, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para trabalhar com esta parcela da população, e esse significante passo dá a Patos a referência de uma das poucas cidades da Paraíba que são pioneiras na prática de combate a esta dura realidade e isso é extremamente importante para o município’’, foi o que afirmou o educador social.
Já a Assistente Social Lídia Fernandes considerou o momento como singular para o Centro Pop e afirmou ser bastante importante para a efetivação do serviço na cidade. ‘’É um dia muito oportuno onde estamos tratando, durante este mês de maio, da visibilidade da pessoa em situação de rua de uma forma que a população reconheça que são pessoas que têm direitos e que também precisam exercer a cidadania. Hoje nós estamos com o CREAS E com o PETI para que a rede conheça quem são as pessoas em situação de rua e que façam valer seus direitos’’, comentou.
Fonte: Ascom PM