Header Ads

Orgãos de transito simulam acidente para alertar população sobre riscos de dirigir alcoolizado

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS), 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, 4ª CIRETRAN, SAMU e Corpo de Bombeiros, realizaram na manhã desta terça-feira, dia 21 de junho, uma simulação de acidente envolvendo uma moto e um carro, no centro da cidade.   
Na encenação o condutor alcoolizado, ao tentar burlar a blitz, colidiu com seu carro em uma moça que vinha de moto, causando graves ferimentos pelo seu corpo, que foram pintados com maquiagem. Em seguida ambulâncias do SAMU e do Corpo de Bombeiros simularam a realização dos primeiros socorros. Logo as pessoas que passavam pelo centro se aproximaram para ver o acidente, quando ficaram sabendo que se tratava apenas de uma simulação. 
A ação marca o início da campanha educativa encabeçada pelos referidos órgãos para o período junino. Com o tema “Álcool e direção podem acabar com o São João”, o projeto busca conscientizar a população sobre os riscos de dirigir alcoolizado e sensibilizar para os cuidados que devem ser adotados na hora de assumir a condução de veículos.
O coordenador de educação para o trânsito da STTRANS, Fernando Palmeira, explicou que a encenação pode, além de conscientizar, incentivar a população a respeitar as leis de trânsito. Fernando ressaltou a importância da parceria com os demais órgãos de trânsito do município. 
“Esse projeto vai além da conscientização pois pretendemos formar uma sociedade que respeite as leis e busque a melhor qualidade de vida. Nossa cidade é palco de um dos maiores encontros juninos e sabemos da quantidade de pessoas que farão o uso de álcool, por isso escolhemos esse período para conscientizar a comunidade das possíveis consequências em fazer uso de produtos alucinantes antes de dirigir. Acreditamos que essa campanha incentiva a população a respeitar as leis de trânsito e com isso teremos uma sociedade mais segura. Notamos que a STTRANS precisava contar com o apoio dessas entidades envolvidas, pois juntos somos peças fundamentais para promover a segurança no trânsito”, comentou Fernando. 
A coordenadora de educação para o trânsito do Detran da Paraíba, Abimadabe Vieira, disse que a simulação é uma ferramenta que contribui para orientar e sensibilizar a população a obedecer as leis e regras de trânsito. 
“Nós estamos fazendo essa simulação como parte da programação, em parceria com todos os aparelhos de segurança de trânsito. Nós estamos seguindo o exemplo do Japão que tem o índice de acidentes de trânsito quase zerado e usam a ferramenta de simulação para conscientizar a população para que obedeçam as leis e regras de trânsito. A orientação é a de não dirigir se for consumir bebidas alcoólicas ou qualquer produto entorpecente”, afirmou Abimadabe. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.