Header Ads

RC volta a se reunir com governadores e chama a atenção para déficit previdenciário

ricardoO governador Ricardo Coutinho (PSB) afirmou que deverá se reunir nesta sexta-feira (25) com os demais chefes de executivos estaduais para voltar a discutir as propostas do governo federal de ajuste de contas, o que incluiria também o aumento da contribuição previdenciária paga por servidores públicos. O socialista destacou que o governo já vem cortando despesas desde 2011, o que garantiu ao estado um conforto financeiro maior em relação aos outros estados.
“Nós estamos estudando, devo ter uma reunião na sexta-feira com os governadores, e vamos ter a oportunidade de debater algumas coisas. Os estados têm que preservar sua autonomia . Não podemos ter medidas que venham de cima para baixo. É claro que conter gastos, a Paraíba faz isso desde janeiro de 2011 e não tem como fazer na mesma medida de outros que não fizeram, é preciso separar as coisas. Nós vamos continuar contendo gastos, temos que enfrentar a questão da previdência, que é muito sério. O déficit da previdência na Paraíba, por ano, chega a R$ 1,1 bilhão, é mais que um canal Acauã-Araçagi por ano, é algo impagável porque a cada ano cresce 20%, é uma conta que não vai fechar no Brasil e não adianta achar que vai aumentar uma alíquota no valor que o governo federal acha necessário sem um cálculo prévio”, declarou.
Para o governador, as negociações com o governo federal têm um caráter predominantemente político.
“Agora, eu tenho que ter responsabilidade social, eu não vim governar para pagar folha, eu tenho que ampliar a rede hospitalar, qualificar a educação,  implantar estradas em todas as regiões. Eu tenho que ter um compromisso muito mais amplo do que pagar folha de pessoal. Acho que apenas começamos uma negociação e ela precisa ser com o presidente. É uma negociação política”, falou.
Ricardo Coutinho disse ainda que a data do pagamento do 13º salário dos servidores está em fase de análise.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.