Segundo Gabi, as equipes de professores e profissionais de educação já participaram de uma formação na capital João Pessoa, e no momento estão na própria escola participando de um planejamento que visa atender adequadamente este novo modelo de escola, que terá início a partir da próxima segunda-feira (06).
Também como parte do planejamento para implantação do novo modelo de escola, Gabi disse que alguns alunos de João Pessoa virão até Patos para fazer o acolhimento dos novos alunos da escola Monsenhor Vieira, além de outras duas escolas localizadas em São Mamede e Junco do Seridó.
Ainda segundo o gerente regional de ensino, as escolas contempladas trabalhavam antes com um número grande de alunos, coisa que não será mais possível, tendo em vista a redução que houve.
Além disso, ainda estão sendo feitos alguns reparos na escola de Patos, principalmente no tocante à rede elétrica e estrutura física da escola.
Os professores que optaram por atuar neste novo modelo de escola terão que cumprir 40 horas de trabalho. Os alunos entrarão na escola às 07h30 e sairão às 17h00.
Os professores que não optaram pela Escola Cidadã terão que ser remanejados para outras escolas, de acordo com a necessidade de cada instituição.
Escola Integral Cidadã
Trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação (Meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica) e também no Plano Estadual de Educação.
O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida.