Um trabalho permanente, sério e comprometido com as causas da mulher paraibana. Desde que foi criado, em maio de 2017, o Fórum Todas por Uma tem se destacado pela atuação firme e vigilante. O Fórum foi a primeira iniciativa tomada pela deputada estadual Daniella Ribeiro, quando assumiu a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa da Paraíba. Daniella, atualmente, é candidata ao Senado Federal pelo Progressistas.
“O objetivo foi sair do gabinete, ir para às ruas, reunir mulheres de diversos segmentos da sociedade para, juntas, discutirmos os problemas e anseios enfrentados pela mulher paraibana. Como parlamentar, sempre estive nas ruas, perto do povo, discutindo com o povo. Foi assim como vereadora e está sendo neste meu segundo mandato como deputada estadual”, declarou Daniella.
O Fórum Todas por Uma saiu às ruas. Ganhou adeptas. Mulheres que ocupam cargos em órgãos e instituições relevantes. Mulheres estudantes. Mulheres fortes, determinadas. O Fórum passou a ser a voz de mulheres que muitas vezes não conhecem os seus direitos ou não sabem quais mecanismos pode acionar para garanti-los. Em várias reuniões, o Fórum debateu situações enfrentadas pelas mulheres na Paraíba, e ainda promoveu o Trófeu Mulher Exemplo, através do qual homenageou mulheres de destaque em suas áreas de atuação, e que inspiram outras mulheres.
O Fórum Todas por Uma debateu firmemente o problema da violência doméstica na Paraíba. Daniella, presidente do fórum e da Comissão da Mulher, foi pessoalmente ao Tribunal de Justiça da Paraíba pedir ao presidente Joás de Brito a instalação de mais uma Vara de Violência Doméstica em João Pessoa, onde há acúmulo de processos e número reduzido de servidores.
Dentre as muitas ações realizadas pelo Fórum Todas por Uma, notadamente reconhecido pelo seu propósito, está também a luta ao lado da adolescente Laissa, conhecida como Laissa Guerreira, de Campina Grande.
O drama de Laissa, que tem Atrofia Muscular Espinhal (AME), foi acompanhado de perto pelo Fórum Todas por Uma, inclusive quando, em maio deste ano, em reunião realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Laissa emocionou a todos quando conseguiu se levantar e mostrar a evolução que teve após tomar o medicamento Spiranza. Laissa foi a primeira paciente da Paraíba a receber o medicamento após várias idas e vindas à Brasília, acompanhada de Daniella.
Botão do Pânico
Além do Fórum Todas por Uma, a Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba atua de forma contínua, apreciando os projetos de lei que tramitam na Casa e dizem respeito à sua atuação. As reuniões são abertas ao público em geral.
Mesmo antes de assumir a comissão, Daniella se mostrou sensível à causa da mulher. Em março de 2017, por exemplo, enviou requerimento de informação ao Secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, e ao Governo do Estado, questionando o funcionamento do botão do pânico para mulheres vítimas de violência na Paraíba, mas nunca recebeu resposta.
Projeto Mais Ação
Além do Fórum Todas por Uma, Daniella Ribeiro também criou o projeto Mais Ação, enquanto deputada estadual. Através do projeto, levou para escolas, universidades e unidades de saúde, palestras educativas sobre temas como: redes sociais, saúde da mulher, drogas e suas consequências, os riscos do alcoolismo e alimentação saudável. Mais de 2 mil pessoas foram contempladas com as palestras gratuitas, ministradas por profissionais capacitados e reconhecidos pela sociedade. O projeto é uma parceria com a Fundação Milton Campos, de Brasília.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem