Segue a nota emitida nas primeiras horas de hoje (20) pela instituição:
NOTA
A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (AISP), vem a público fazer diversas recomendações para garantir a segurança dos profissionais de imprensa que cobrem a pandemia de coronavírus na nossa região.
As recomendações às redações incluem o afastamento de jornalistas com quadro gripal, que tenham chegado de viagem ao exterior ou que tenham tido contato com portador de Covid-19.
Nas pautas nas ruas, a recomendamos evitar reportagens em hospitais e outros locais de possível contaminação, além de reforço da limpeza de microfones, câmeras, celulares e gravadores.
Outra sugestão é a implantação de trabalho home office no “maior número de situações possíveis”, incluindo jornalistas com mais de 60 anos, gestantes, com doenças crônicas, deficiência imunológica, ou que não tenham com quem deixar filhos pequenos.
As entrevistas presenciais devem ser realizadas apenas em casos essenciais, com o intuito de levar informações mais aprofundadas, restabelecendo a verdade dos fatos, principalmente em relação as fake news, que vem causando verdadeiro pânico na população.
Para quem permanecer nas redações, deve ser disponibilizado álcool em gel, além de rodízio de jornada e redução na quantidade de trabalhadores em pelo menos 40%.
Compartilhamento de equipamentos como mouse, teclado e computadores não é indicado. A AISP também solicita garantia de que as equipes de reportagem não sejam expostas a pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19.
Por fim orientamos que seja evitado transportes de uso coletivos que são ambientes exponenciais de transmissão.
Temos um papel fundamental, que é informar, reportando os fatos com ética e responsabilidade, preservando nossa própria saúde e a do próximo.
Patos, 20 de março de 2020
Ulisses Leandro Carvalho Neto – Presidente da AISP


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem