A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia está promovendo a realização de testes rápidos para covid-19 nos profissionais do município. Além das equipes de saúde, a testagem foi realizada nos profissionais da Assistência Social e Conselho tutelar de Matureia. Ao todo, foram 27 testes. 
Os testes rápidos foram realizados nos profissionais da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz e do Conselho Tutelar.
Os profissionais da Assistência Social estão em atividade neste período de pandemia e para ter um acompanhamento da saúde dos mesmos, a Secretaria promove a realização dos testes rápidos.
Por meio dos testes para covid-19, é possível detectar novos números de infectados e ter um diagnóstico preciso da atual situação de disseminação do vírus no território municipal. A partir dos resultados dos testes, a Secretaria de Saúde viabiliza a criação ou intensificação de ações estratégicas no combate ao coronavírus.  
O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) é usado para a avaliação do estado imunológico dos profissionais, o qual aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. O teste possibilita obter resultado em torno de 20 a 30 minutos.
A testagem é realizada de acordo com as recomendações de segurança durante este período de pandemia, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde.

Metodologia do teste rápido
O teste rápido é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.   
Além disso, para concluir se o caso é ou não de Covid-19, os resultados dos testes rápidos devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas, além de outros exames confirmatórios. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença.   

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem