Nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, os representantes do Canil Municipal de Patos iniciaram o recolhimento de cadelas de rua que estão no período do cio, para que seja feita a avaliação e posteriormente o processo de castração.
Participaram da ação o veterinário Dilermano Simões e a coordenadora Gabriele, e na oportunidade eles capturaram, com a aplicação de dardo tranquilizante, uma cadela que estava no cio e ficava perambulando pelas calçadas no Centro da cidade, acompanhada de vários outros cães, como foi relatado por um internauta no último sábado (29).
A prioridade nesse momento está sendo as cadelas que se encontram no período do cio, visando ter um controle sobre a proliferação dos animais. Após o recolhimento, os animais passam por exames preliminares e posteriormente são encaminhados para a castração.
O programa de castração da Prefeitura está sendo realizado em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG – Campus Patos).
A coordenadora Gabriele informou que a sala de castração do próprio município está com obras bem adiantadas e próxima de ser entregue. Além disse, o prédio do Canil Municipal está passando por reformas para ampliar a capacidade.
Patosonline.com