Dando seguimento às ações de melhorias na educação municipal e valorização da primeira infância no município, a Prefeitura de Patos por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou na manhã desta quinta-feira (17), o Plano de Ampliação de Vagas na Educação Infantil. A ação acontece dentro das prerrogativas do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI).

 

Em comitiva, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente com o vice-prefeito, Jacob Souto, a secretária de Educação, Adriana Carneiro, demais secretários municipais e representantes do legislativo, iniciou a manhã entregando a Creche Municipal Anaizinha, extensão da EMEF Anaíza Luiz Calixto, no Bivar Olinto. Ao todo foram abertas 10 novas turmas de educação infantil com a abertura da unidade.

 


“É uma alegria a gente ver a estrutura de educação que estamos montando. Não só a parte física, também a parte pedagógica que temos procurado trabalhar. O nosso grande compromisso é transformar vidas através da educação. Não é possível acreditar e falar em futuro, sem fazer isso, investir na educação de nossas crianças. Não só a parte estrutural, parte material, mas a valorização dos nossos servidores, condições deles trabalharem, e procurando realmente que as crianças tenham na escola uma extensão de sua casa,” disse o prefeito Nabor.



Em seguida, as autoridades seguiram para a Creche Municipal Santina de Gelo, no Monte Castelo, que foi reaberta, passando a ofertar mais 160 vagas para crianças de dois anos a quatro anos e 10 meses.

 

“Temos a honra de estarmos lançando hoje esse Plano de Ampliação de Vagas na Educação Infantil, e com esse lançamento nós estamos entregando três creches totalmente reformadas e ampliadas às comunidades. O Plano faz do PAI, que valoriza a primeira infância. Não vamos ficar só nisso, vem mais ampliações e construção de novas creches,” comentou a secretária Adriana Carneiro.

 

Encerrando a manhã de atividades, foi a vez de entregar a reforma e ampliação da Creche Municipal Igor Mota, no bairro Juá Doce, que foi ampliada ganhando duas novas salas, ampliando assim a oferta de vagas na unidade, que atende as crianças com ensino integral.

 


“Ampliar as vagas nas creches, voltar as crianças para as creches é um momento muito importante, porque além de promover a educação, trazer as crianças para dentro das creches onde vão ter um convívio com outras crianças, com as professoras, com as comunidades, nós também quebramos um ciclo intergeracional de pobreza. Pois na hora em que a criança tem o direito de ter uma vaga e de estar na creche, a mãe e o pai também podem sair para trabalhar, melhorar a sua renda familiar, melhorar a sua condição de vida e da sua família. É um momento importante que nós temos que comemorar por todas as ações fila por tudo que vem para ser de incentivo e de qualidade de vida na melhoria na vida das crianças e das suas famílias também," falou a secretária de Desenvolvimento Social e coordenadora do PAI, Helena Wanderley.

 


Todas as unidades mencionadas foram entregues reformadas, ampliadas e equipadas com todos os utensílios, móveis e materiais necessários para oferecer uma melhor educação para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Patos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem