Saiu do deputado federal Hugo Motta (Republicanos) a informação que a enfermagem tanto esperava: a votação do piso salarial da categoria será realizada no próximo dia 4 de maio. A definição foi feita após reunião do paraibano com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “O Senado já aprovou a matéria e agora aqui na Câmara, vamos cumprir esse reconhecimento com essa votação a essa categoria tão importante para a saúde brasileira”, afirmou Hugo, que é médico por formação.
A proposta teve a urgência aprovada pelo Plenário no dia 22 de março e salário inicial para os enfermeiros de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado. Um respiro e tanto para quem contribuiu com o ar dos brasileiros na pandemia.