Representantes da Escola Cívico-Militar de Patos - ECIM CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, estiveram na manhã desta segunda-feira (27) na cidade de Arcoverde (PE), visitando e conhecendo a ECIM João Batista Cruz Barros. Na oportunidade as representantes foram recepcionadas pelo secretário de Educação do município, Antônio Rodrigues, e pelos gestores da unidade escolar, a diretora Vanderlânia Freitas, e o oficial de gestão, Coronel Alex.

O município de Patos está no processo de implementação do projeto e na publicação de editais para seleção de oficiais que queiram e possam contribuir com a iniciativa. A diretora da ECIM de Patos, Miraní Nunes, destacou no encontro a importante troca de experiências e reunião de informações, pois o município visitado já está com o projeto da Escola Cívico-Militar implementado e em andamento.

“Nossa visita foi uma maravilha, pois lá nós tivemos a oportunidade de ver como funciona de fato o projeto. Trouxemos uma bagagem muito grande, é uma iniciativa muito bonita. É um projeto que toda escola deveria ter. Nossa experiência lá foi fantástica,” disse a diretora.

Miraní Nunes explicou ainda como fica a gestão escolar no projeto da ECIM, e como foi observada na prática, já que a proposta do MEC que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

“A gestão escolar é com o diretor que já existe, aí o oficial de gestão é um militar da reserva, que deve ser um coronel, que no caso de Arcoverde é o Coronel Alex, que auxilia na gestão. O coronel nos apresentou o projeto político-pedagógico, como é feita essa divisão de gestão, sendo ele que coordena a equipe de militares que a escola recebe,” descreveu a gestora escolar da ECIM de Patos.

Nas ECIM, os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. Podem participar da iniciativa, militares da reserva das Forças Armadas, que serão chamados pelo Ministério da Defesa, e, policiais e bombeiros militares.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem