O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu que a eleição suplementar para o cargo de vereador no município de Boa Ventura, Vale do Piancó, será realizada no dia 07 de maio. Conforme trouxe o ClickPB, o TRE cassou o mandato de seis dos nove vereadores do município. O ato se deu após uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em que foram constatadas uma série de irregularidades, entre elas abuso de poder e frauda na cota de gênero.
O calendário eleitoral aprovado, por unanimidade, define que as convenções para a escolha dos candidatos podem ser realizadas de 22 de fevereiro a 10 de março de 2023. Já o registro das candidaturas vai até as 19h do dia 20 de março. Segundo apurou a reportagem, para participar das eleições é necessário que o pretenso candidato tenha tido a filiação deferida e requerido inscrição eleitoral ou transferência de domicílio para Boa Ventura até o dia 07 de novembro, seis meses antes do pleito.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Boa Ventura tem 5.239 eleitores. Os vereadores cassados, são todos do partido Republicanos.
ClickPB