O secretário de Saúde do município de Patos, Leônidas Medeiros, falou para a reportagem do programa Espinharas Notícias desta quinta-feira (02), e na oportunidade comentou sobre o processo de marcação de exames e consultas, e ainda sobre a realização de exames no laboratório municipal.
Leônidas detalhou que recentemente foi realizada uma mudança estrutural e pessoal na Central de Regulação e Marcação, deixando entender que algumas coisas ainda estão em processo de adequação.
Além disso, o secretário explica que o Laboratório Municipal de Patos está passando por um processo de renovação dos equipamentos, e por este motivo está havendo certa dificuldade na marcação de alguns exames.
Ele afirma que as máquinas antigas do Laboratório Municipal estão sendo substituídas por máquinas novas e de última geração. Consequentemente, todo este processo demanda contratos e licitações que naturalmente ocasionam uma morosidade nas marcações. Sobre uma previsão, o secretário Leônidas estima que nos próximos 40 dias tudo estará normalizado.
Também informou que está reunindo as equipes da Central de Regulação e Marcação para definir uma forma de equilibrar as marcações de consultas e exames, além das regulações para fora de domicílio, a fim de dar mais fluidez a todo este processo.
Reclamação de pacientes
Indagado sobre as constantes reclamações de pacientes nas rádios locais, sobre a marcação de consultas e exames, o secretário de Saúde explicou que está buscando uma solução para agilizar este processo.
Ele adiantou que provavelmente será implantado um sistema via internet para agilizar essas marcações, tendo em vista que no sistema atual de recolhimento de malotes nas UBS, algumas solicitações acabam desaparecendo.
Mas também deixou claro que outro problema recorrente tem sido os pacientes que no dia de realizar a consulta acabam não aparecendo na data e horário previamente informados. Leônidas disse que muitos pacientes perdem seus prazos, e que ocorrendo isso voltam para o final da fila de espera.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio do departamento de jornalismo da Rádio Espinharas