O secretário de infraestrutura de Patos percorreu juntamente com o prefeito Nabor Wanderley, nesta terça-feira, 04, algumas localidades que foram atingidas com as águas das chuvas e que provocaram alagamentos.
Sendo assim, Bomfim Júnior, secretário de infraestrutura, informou que as referidas ruas apresentam problemas antigos e sempre quando chove eles se repetem.
Um esgoto deu retorno para dentro de uma casa no bairro Jatobá. Nesse caso a casa está abaixo do nível da rua. Para sanar a situação e evitar que a água dê retorno para dentro da casa, a secretaria irá instalar uma válvula de retenção.
Já no bairro Noé Trajano, na rua Severino Inácio, há a necessidade de realizar drenagem e a secretaria já está fazendo o estudo para a sua execução.
Bomfim explicou que algumas situações são ocasionadas pela concepção do próprio loteamento, a exemplo do Noé Trajano que tinha a drenagem feita por dentro de terrenos que acabaram sendo ocupados e receberam construções. “Se projetou uma tubulação que não atende à demanda de determinadas chuvas. Algumas chuvas conseguem drenar, outras chuvas não. E esse problema acontece no restante da cidade também”, explicou.
O secretário acrescentou que a secretaria está em conversação com donos de novos loteamentos para evitar ou qualquer situação que venha tirar o bem-estar dos moradores.
“Temos conversado com donos dos loteamentos para aprovarmos projetos que sejam viáveis, e que não tragam esse tipo de problema para a população e para a própria prefeitura”, disse.
Na oportunidade, o secretário explicou sobre a utilidade das bacias de contenção, pois, servem para acumular boa parte da água da chuva.
“À medida que a chuva for passando elas vão descarregando no Canal, mas ela vai servir para represar toda a água da chuva e sendo solta, aos poucos, dentro do Canal. A Bacia do Frango ainda não está concluída, mas, devido às obras em que a gente teve que barrar uma parte das águas, já dá para ver que ela ta funcionando, já está inundando uma parte dela. A Bacia da linha férrea também. Lá já está pronto, o controlador já está funcionando, ela represa água da chuva momentaneamente e vai liberando aos poucos a medida que o tempo vai passando”, explicou Bomfim.
Coordecom