A cidade de São Bento vem amargando péssimos desempenhos no ranking do Previne Brasil nos últimos anos. No terceiro quadrimestre de 2019, ano em que o programa foi instituído, a cidade ostentava a 28ª colocação, mas no ano seguinte passou a cair de forma vertiginosa até chegar ao pior desempenho de sua história em 211º lugar no final do ano passado.


Em 2023 o município começou o 1º quadrimestre na 202ª posição e no 2º caiu para 209, piorando no 3º quadrimestre com a 211ª colocação, entre as 223 cidades paraibanas.


No ranking que avalia a Saúde Básica dos municípios brasileiros, o município de São Bento aparece com o 2º pior desempenho de todo o sertão e entre os últimos lugares gerais do estado. Os dados publicados pelo Ministério da Saúde no dia 31 de janeiro, são referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado. 


Ironicamente, a cidade que tem como atual prefeito, um médico, teve a pior colocação de toda a microrregião de Catolé do Rocha, 


Os 10 municípios da referida microrregião, registraram as seguintes colocações: Riacho dos Cavalos: 52°, Brejo dos Santos: 70°, Mato Grosso: 72°, Bom Sucesso: 149°, Brejo do Cruz: 153°, Catolé do Rocha: 156°, São José do Brejo do Cruz: 158°, Jericó: 177°, Belém do Brejo do Cruz: 204° e São Bento: 211°.


Entre alguns indicadores considerados pelo Previne Brasil estão aspectos a saúde materno-infantil, saúde da mulher, pediatria, vacinação na primeira infância, proporção de pessoas com hipertensão e/ou diabetes com acompanhamento adequado, entre outros.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem