O movimento cultural hip hop vem buscando seu lugar na cidade e se fortalecer como política pública para atender um público ainda invisível para alguns, mas que vem recebendo incentivo por parte da Prefeitura de Patos através da Secretaria de Cultura e Turismo.
O hip-hop cresce e se consolida como um importante setor cultural no país. A Batalha da Concha, movimento hip Hop na cidade de Patos, chegou na 60° Edição no último sábado dia 3 de Maio e comemorou com um grande evento reunindo MC's de varias cidades do Estado e até do Estado vizinho Rio Grande do Norte.
Durante a 60º batalha, O Coletivo Cultural Derreis fortalece o apoio juntamente com a Secretária de Cultura de Patos e atores que colaboram para fortalecer a cena. O hip-hop conquistou um espaço relevante na cidade e já foi incluído como setor criativo específico, junto com outros 15 segmentos, como teatro, dança, música, Quadrilha Junina, audiovisual e o circo, por exemplo.
Andre Alves, (MC COMUNA), um dos pioneiros do hip-hop na cidade de Patos e na Paraíba , produz encontros e participa de eventos de Hip Hop em diversas cidades do Estado disse que nunca na história do momento vem se tendo por meio dos governos, uma atenção ao Hip Hop.
Na batalha da Concha, Comuna busca fortalecer cada vez a cena e produzir artistas da música.
Lembramos aqui, que o Ministério da Cultura e governo do Estado através da SECULTPB vem lançando vários editais para premiar e executar ações e iniciativas da cultura hip-hop.
Os editais visam a Construção estadual e Nacional do Hip-Hop para apoiar pessoas físicas, grupos ou coletivos e instituições, sem fins lucrativos.
ASCOM