Gestão de Cícero na saúde é considerada a 22ª pior entre as 26 capitais brasileiras, aponta ranking nacional
Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios relativo ao ano de 2025, divulgado ontem (28), pelo Instagram do Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo estudo João Pessoa aparece entre as piores colocações no quesito acesso a saúde entre as capitais brasileiras. De acordo com o levantamento, a capital paraibana ocupa a 22ª posição entre as 26 capitais avaliadas no pilar que analisa a qualidade de saúde oferecido à população na rede municipal.
O estudo aponta um cenário considerado preocupante para a gestão do prefeito Cícero Lucena (MDB) na área da saúde. Par se ter ideia a capital paraibana está atrás de quase todos os estados do Nordeste, ficando a frente apenas de São Luiz (MA) na 23ª e de Salvador (BA) na 25ª. Veja detalhes: https://www.instagram.com/p/DUEiqhMkfFy/?igsh=ZncwdmR3YTYxcmNk
O ranking avalia o tema saúde sob a ótica de dois pilares no Ranking de Competitividade dos Municípios, acesso à saúde e qualidade da saúde, tendo em vista a relevância do assunto como condição básica para mensurar o bem-estar da população e a efetividade da função governamental.
A divisão nestes dois pilares tem o propósito de contrabalancear um eventual bom desempenho municipal em fornecer serviços de saúde, sendo, porém, estes serviços de baixa qualidade. Um município que cumpre a missão de garantir saúde à população deve ter um bom desempenho em nível de oferta alinhado à boa qualidade do serviço.
A garantia de acesso à saúde é condição básica para avaliar o nível de bem-estar da população e está diretamente associada à missão governamental de atender as necessidades da população. Nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde, observa-se maior qualidade de vida e longevidade, o que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município. Acesse: www.rankingmunicipios.org.br e confira a nova plataforma do Ranking de Competitividade dos Municípios.

COMENTÁRIOS