Com um total de 40 carroças enfeitadas, muito forró e animação, o 16º Passeio de Carroças levou a tradição nordestina para as principais ruas de Patos na tarde desta quarta-feira (15). A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação contou com a participação de todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

 

A concentração de forrozeiros aconteceu nas proximidades do Centro de Treinamento Marlene Cézar (antiga Campal), seguindo com o desfile que se encerrou no Terreirinho do Forró.

 

“Um dia de alegria para todos com o 16º passeio de carroças aqui da nossa cidade. Um momento importante, o pontapé inicial para abertura do melhor São João do Brasil, que é o São João de Patos. A gente fica muito feliz com isso, em ver toda a Educação envolvida, isso demonstra todo o trabalho que vem sendo feito pela prefeitura através da secretaria,” comentou o prefeito Nabor Wanderley.

 

Abrindo o passeio estava a carroça que representava a sede da Secretaria de Educação e a Prefeitura. Na sequência, as unidades escolares se organizaram de acordo com suas áreas. As creches, a Educação Inclusiva, a Educação do Campo e a EJA eram o Grupo 1, e desfilaram com o subtema “Culinária”, trazendo as comidas típicas nordestinas para o passeio.

 

“Estamos radiantes com o passeio de carroças, que resgatou a tradição, e abriu os festejos juninos de Patos. Foi muita cultura, muita tradição e muita alegria. Escolas e creches se envolveram e pelas principais ruas da cidade foram aplaudidas,” comemorou a secretária de Educação, Adriana Carneiro.

 

Já escolas da Área Belo Horizonte, compunham o Grupo 2, e trouxeram para a avenida o subtema “Artesanato”, com a representação de artigos e a presença de alguns artesãos patoenses.

 

O Grupo 3, formado pelas escolas da Área São Sebastião, com o subtema “Música”, homenageou nossos músicos locais. Ícones como Pinto do Acordeon, Bau do Forró, Zuza, Nilsão, Sanara Show e Mariah, foram lembrados durante o passeio.

 

Resgatando os mais tradicionais brinquedos e brincadeiras, como bola de gude, boneca de pano, bambolê, as sete escolas da Área Frei Damião fizeram parte do Grupo 4 de carroças, apresentando seu subtema “Brinquedos e Brincadeiras”.

 

O Grupo 5, representado pelas 11 escolas da Área do Jatobá, trouxe o subtema “Eventos e Festas”, representando a cultura festiva popular e religiosa da nossa cidade, trazendo eventos como Terreirinho do Forró, Patos MotoFest e o São João de Patos.

 

O evento contou ainda com a participação e animação de digitais influencers da cidade, que animaram a população e abrilhantaram ainda mais o festejo. Dentre eles estavam Max Bezerra, Maria Paula, João Besteira e Jamily Queiroz.

 

PREMIAÇÃO

 

Durante todo passeio uma comissão formada por 13 jurados esteve avaliando as carroças que melhor representaram o tema central “São João de Patos É da Gente!” atendendo a critérios como fidelidade ao tema, caracterização, organização e animação dos forrozeiros.

 

“A gente faz uma avaliação muito positiva. Eu participei de todas as edições do passeio de carroças até hoje na cidade de Patos, e esta edição foi especial. Anos sem ter passeio de carroças, a vontade das pessoas de resgatar esse momento, o envolvimento de todas as escolas, o envolvimento da própria Secretaria de Educação. A gente parabeniza todo esforço das equipes para colocar esse passeio nas ruas, todas as diretoras, professores, e todas as pessoas que estavam envolvidas. Esta é a verdadeira abertura do São João para os patoenses,” considerou o secretário de Cultura de Patos e jurado do Passeio, José Francisco de Sousa (Zeca).

 

Foi premiada uma carroça por grupo/subtema. No Grupo 1, com o subtema “Culinária”, o prêmio ficou com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Grupo 2, com o subtema “Artesanato”, quem levou a premiação foi a carroça da EMEF José Permínio Wanderley, de Santa Gertrudes.

 

A carroça da EMEF Zefinha Mota contou a trajetória musical da cantora Mariah, e foi a carroça que levou a premiação do Grupo 3, com o subtema “Música”. Já no Grupo 4, foi a carroça da Boneca de Pano da EMEF Sady & Ágaba que levou a premiação do subtema “Brinquedos e Brincadeiras”.

 

Por fim, no Grupo 5, a EMEF Monsenhor Manoel Vieira que trouxe o Terreirinho do Forró e o Patos MotoFest como temas para a avenida, levou a premiação do subtema “Eventos e Festas”.

 

Dentre as premiações para as vencedoras estão: o valor de mil reais em material pedagógico, notebooks, impressoras multifuncionais, cadeiras giratórias, gelágua, caixas de som amplificado para uso próprio das unidades.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem