O evento é conhecido por dar oportunidade a bandas locais de mostrar os seus trabalhos ao público e por ratificar a cultura do Rock na cidade. Um dos estilos musicais mais aclamados pela juventude de todas as épocas reuniu diversas tribos embaladas pelo som do mais puro e original Rock. Ao todo oito bandas da cena musical alternativa e independente ocuparam o palco e cada uma pôde apresentar seu projeto musical em dois números diferentes, sendo um destes de própria autoria.
Dentre as participantes estiveram as bandas Rockadilac (Patos), Fraldas Cheias (Patos), Ornot (Natal), Anarquia Organizada (Sousa), Disturbio (Patos), Zaion (Patos), Dead Bendit (Patos) e Desatino (São Paulo).
O idealizador do evento, Washington Queiroz, falou sobre o suporte que o projeto tem dado às bandas regionais e explicou que essa é a finalidade do evento. ‘’Esse evento tem o objetivo de proporcionar uma chance às bandas de garagem, que são aquelas que estão começando, que precisam de um reforço, então pensamos nesses grupos ao idealizar esse evento. Outro objetivo é de incentiva-los a estarem escrevendo suas próprias músicas, uma vez que a música autoral é um critério de avaliação. Nós temos bandas aqui em Patos que foram lançadas pelo Peleja de Bandas e estão aí gravando seus cd’s e fazendo shows por todo o país. Então o nosso maior objetivo é promover nossas bandas locais e estar dando um maior apoio a esse pessoal’’, expressou Washington.
Já Philip Meira, que é um dos organizadores do evento, abordou o sucesso do evento e falou da importância de estar facilitando o acesso dos jovens à música. ‘’ Nosso evento promove a musicalidade local e reafirma a cultura em Patos, e a cada ano tem um maior reconhecimento. O público cresce a cada edição e esse pessoal está procurando se envolver ainda mais com a música. Vejo que as entidades culturais devem sempre se voltar para essa galera que às vezes se encontra solta e se pega com a música. Então essa é uma forma de estar envolvendo nossos jovens’’, explicou.
Na peleja, o troféu de melhor banda ficou com o grupo Fraldas Cheias, seguida por Rockadilac, e o terceiro lugar para a banda Ornot de Natal-RN.
O componente da banda vencedora da noite, Dionísio Júnior, reconheceu a participação do Projeto Peleja de Bandas no sucesso da equipe. ‘’ Esse evento é muito importante para a cidade porque exalta as bandas que estão iniciando suas carreiras. Nosso grupo já tocou em várias cidades como João Pessoa, Campina Grande graças ao Peleja de Bandas, que nos favoreceu com esse apoio. É um evento que não para de crescer; podemos perceber pela quantidade de pessoas que se encontram aqui nesta noite’’, falou.
O evento contou ainda com a participação de três bandas convidadas: a Projeto 02, que levou o segundo lugar na edição do último ano, a Integrantes, da cidade de João Pessoa e a Beatitude Rock Band, encerrando a noite de apresentações.
Ascom PMP